Agência France-Presse
postado em 03/10/2012 13:25
Bruxelas - Bruxelas quer que cada país membro da Eurozona assine um ;contrato vinculante; com as autoridades europeias para que se comprometam que vão cumprir com as recomendações da Comissão Europeia no prazo estabelecido, segundo proposta que será debatida na cúpula europeia de outubro.O Conselho Europeu pretende tornar vinculantes as recomendações da Comissão Europeia para que cada país, segundo um rascunho que o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, enviou a cada país antes da cúpula de 18 e 19 de outubro para avançar para uma união fiscal e econômica da Europa.
[SAIBAMAIS]"Devemos explorar a ideia de que cada país da Eurozona assine um contrato com Bruxelas sobre as reformas e os prazos nos quais preveem colocá-las em andamento", afirma o rascunho do texto. Atualmente, os Estados se comprometem apenas em seguir as recomendações, mas neste caso a ideia é ir um pouco mais longe: conseguir que cada país assine um Memorando de Entendimento com ;caráter vinculante; e um calendário pré-estabelecido com datas-limite.
Em troca, a União Europeia se oferece para compensar "as reformas empreendidas pelos Estados membros mediante incentivos limitados, flexíveis e temporários", acrescenta o texto. A cúpula de outubro pode ser decisiva para a Espanha, sob pressão dos mercados, da Comissão Europeia e de alguns de seus sócios da zona do euro para que peça um resgate global de sua economia.