Genebra - O diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, pediu nesta quarta-feira (3/10) aos governos para que façam todo o possível para recomeçar as negociações sobre a liberalização das trocas comerciais, em um discurso no Conselho Geral do organismo.
"Temos que estudar todas as possibilidades, apesar de pequenas, de avançar um pouco o programa de negociações", disse Lamy, que afirmou ter notado "sinais de movimento".
Os contatos recentes confirmaram "um desejo coletivo de se comprometer" de novo com as negociações da rodada Doha que começaram em 2001 e avançaram pouco nos últimos anos.
[SAIBAMAIS] "Sejamos claros, não tenho ilusões sobre o fato de que os fatores que explicam o beco sem saída (em que estamos) não mudaram de forma substancial. Agora vamos explorar os domínios nos quais podemos fazer progressos", disse Lamy.
A OMC revisou para baixo no mês passado suas previsões de crescimento do comércio mundial (2,5% este ano e 4,5% em 2013) por causa do freio das importações dos países desenvolvidos e das exportações dos países em desenvolvimento.