Londres - A Espanha "não precisa de um plano de resgate", afirmou nesta quinta-feira (4/10) em Londres o ministro de Economia espanhol, Luis de Guindos, em um momento no qual os mercados esperam que a quarta economia da Zona Euro solicite um plano de ajuda.
"A Espanha é uma economia competitiva e viável", disse De Guindos durante um discurso na London School of Economics (LSE).
[SAIBAMAIS] O ministro explicou que o que o país possui é uma proposta de intervenção no mercado secundário (da dívida soberana) com certas condições", referindo-se a uma recente proposta do Banco Central Europeu (BCE) sobre a possibilidade de comprar dívida dos países mais frágeis da Zona Euro nesse mercado.
De Guindos também negou que o governo está levando em consideração as eleições autônomas que serão celebradas na Espanha em outubro e novembro em suas decisões.
"Vamos fazer o que acharmos correto", disse.
O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, por sua vez, afirmou na terça-feira que o resgate da economia espanhola não é iminente, apesar da pressão dos mercados e de alguns de seus sócios europeus.