Jornal Correio Braziliense

Economia

Premiê britânico defende referendo sobre Europa após resolução da crise

Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, defendeu nesta terça-feira (9/10) um referendo como a maneira mais sensata de resolver o tema das relações do Reino Unido com a União Europeia (UE), considerando, no entanto, que a prioridade no momento é resolver a crise na Eurozona.

Cameron, cujo Partido Conservador realiza nestes dias seu congresso em Birmingham (centro da Inglaterra), considerou que as mudanças que estão ocorrendo dentro do bloco abriam o caminho para uma renegociação dos acordos entre o Reino Unido e os 27. "A Europa está mudando. A Eurozona vai se integrar, vai fazer mais coisas junto e acredito que é bom para os países, é necessário se querem salvar a moeda única", considerou Cameron nos microfones da Rádio 4 da BBC.

"Mas acredito que isto abre uma oportunidade para que o Reino Unido consiga um novo e melhor acordo com a Europa e estou decidido a que façamos tudo para conseguir isso antes das próximas eleições, obter este novo acordo e buscar consentimento (dos eleitores) para este acordo", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Cameron lembrou, no entanto, que sempre se opôs a um referendo que só contemplasse a possibilidade de permanecer ou abandonar a União Europeia, como desejariam alguns dos membros mais eurocépticos de seu partido, mas insistiu que queria "mudar o status quo"."Francamente, um referendo é obviamente a maneira mais limpa, mais clara, mais simples e mais sensata de fazê-lo", afirmou.



Mas também disse que este não era o momento mais adequado para fazê-lo. "Agora mesmo a prioridade da Europa é se ocupar da crise da Eurozona", disse. "Temos que mostrar certa paciência tática e estratégica enquanto ajudamos nossos sócios e vizinhos a ajeitar sua moeda". "É em nosso próprio benefício", acrescentou Cameron, quando o Reino Unido, cuja economia está novamente em recessão, se ressente da crise na Eurozona, a qual não pertence.