Economia

Petróleo sobe US$ 3,06 em NY e fecha a US$ 92,39 o barril

postado em 09/10/2012 19:27
NOVA YORK - Os preços dos contratos futuros de petróleo encerraram a terça-feira com fortes altas em Nova York, impulsionados pelo aumento das tensões no Oriente Médio, especialmente pela violência entre Turquia e Síria.

O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega para novembro subiu 3,06 dólares e fechou aos 92,39 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).


Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com a mesma data de entrega fechou em alta de 2,68 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), a 114,50 dólares o barril.

"A diferença entre o mercado de petróleo, claramente positivo, e o mercado de ações, que está completamente no vermelho hoje, só pode ser explicada pelo predomínio do fator geopolítico", disse Rich Illczyszyn, da iiTrader. "Uma escalada de tensões entre Turquia e Síria faz temer o estouro de uma grande guerra na região", completa.

Além disso, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu quer acelerar a realização de eleições para assegurar um apoio popular que lhe permita lançar, segundo as especulações, ataques contra o Irã", o que elevou os temores dos corretores, diz Illczyszyn.

Netanyahu anunciou na terça-feira à noite a celebração de eleições legislativas antecipadas, sendo que estas deveriam ser realizadas em outubro de 2013.

Já o ministro saudita de Petróleo, Ali al Naimi, tentou acalmar os operadores nesta terça-feira, declarando que seu país, maior exportador de petróleo do mundo, se compromete a satisfazer as necessidades do mercado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação