Economia

Governo italiano aumenta o IVA e baixa imposto de renda dos mais pobres

Agência France-Presse
postado em 10/10/2012 13:30
Milão - A Itália adotou nesta madrugada um projeto de lei que inclui o aumento de um ponto percentual do IVA, contra os dois inicialmente previsto, e uma redução do imposto sobre a renda dos mais pobres, indicou o governo nesta quarta-feira (10/10). O texto, chamado de "Lei de Estabilidade", foi aprovado após uma reunião de gabinete que durou quase oito horas e inclui medidas orçamentais para 2013 e para o período de 2013-2015 compatível com os padrões europeus, segundo um comunicado.

O governo finalmente decidiu aumentar um ponto do IVA (as taxas atuais são de 10% e 21%), e não dois como o planejado. A outra medida principal foi a redução de um ponto percentual do imposto sobre a renda familiar dos mais pobres. Esta medida era inesperada, dado que a Itália está aplicando um plano de austeridade rigoroso para consolidar as suas finanças públicas.

[SAIBAMAIS]Segundo o governo, a redução fiscal se destina a "introduzir um elemento significativo de igualdade (...) e facilitar o consumo das famílias com rendimentos mais baixos". A Itália continua a implementar um programa de revisão de gastos públicos para eliminar gastos desnecessários e tornar o governo mais efetivo, com mais cortes no setor da saúde e de investimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação