postado em 14/10/2012 08:00
No esforço para cativar clientes, vale (quase) tudo. Eventos, promoções, ofertas de pacotes em sites de compras coletivas a preços módicos. Nesse contexto, uma estratégia que tem ganhado cada vez mais espaço no varejo é a dos cartões de fidelização. Tanto que o formato de relacionamento por meio de premiações já não é uma exclusividade das grandes empresas. As micro e as pequenas não só aderiram como estão incrementando as táticas para amarrar o consumidor.;Atualmente, há uma lógica automatizada nesse modelo, que não é novo. Surgiu 30, 40 anos atrás, com a figura clássica do dono da mercearia que anotava tudo em um caderninho e ligava para o cliente para desejar ;Feliz aniversário; ou para avisar que uma mercadoria havia chegado;, conta Gilberto Porto, professor da Fundação Getulio Vargas. ;Hoje, com o grande volume de compradores, é uma forma de otimizar esse antigo processo.;
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Os tipos de ferramentas de relacionamento são diversificados. Há desde o cartãozinho de restaurante, no qual se coleciona determinada quantidade de selos ; um por compra ; e se ganham bônus, que podem ser uma refeição ou uma bebida, até os de lojas de departamentos, supermercados e companhias aéreas, nos quais, a cada uso, somam-se pontos que, posteriormente, são permutados por bens e serviços disponíveis em um menu.