Economia

Petróleo fecha praticamente estável em Nova York a US$ 91,85 o barril

Agência France-Presse
postado em 15/10/2012 17:09
Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam praticamente estáveis nesta segunda-feira (15/10) em Nova York, com os investidores divididos entre os números positivos das vendas minoritárias nos Estados Unidos e os temores sobre a demanda mundial de petróleo. O barril de"light sweet crude" (WTI) para entrega em novembro caiu apenas um centavo a 91,85 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Depois de ter operado quase todo o dia com perdas, caindo a 89,79 dólares, as cotações do petróleo, se recuperaram "em sintonia com a tendência da bolsa" em Nova York, explicou Robert Yawgern, de Mizuho Securities. Para o analista, os preços do petróleo "buscavam uma tendência", em um mercado que impulsionado por um dado positivo das vendas no varejo nos Estados Unidos (que subiram 1,1% em setembro).

[SAIBAMAIS]O preço do petróleo norte-americano também foi estimulado pelo "temor na frente geopolítica no Oriente Médio" e em especial "pela situação no Irã", acrescentou o especialista. Nesta segunda-feira, a União Europeia reforçou as sanções financeiras e comerciais contra o Irã, em uma tentativa de que o país negocie sua posição em relação a seu programa nuclear, após três anos sem avanços.



Os corretores também continuam atentos às tensões entre Turquia e a Síria depois que disparos de obuses sírios, na semana passada, causaram a morte de cinco civis turcos em Akçakale (sudeste) e de a Turquia responder com disparos de artilharia. Contudo, o mercado esteve marcado pelas "preocupações sobre a economia mundial" e suas possíveis consequências sobre a demanda de petróleo, explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação