Agência France-Presse
postado em 15/10/2012 17:11
Tóquio - A operadora japonesa de telefonia móvel Softbank anunciou nesta segunda-feira (15/10) que comprará 70% da norte-americana Sprint Nextel por 20,1 bilhões de dólares, o que a tornará uma das grandes do setor nos Estados Unidos e no mundo.A compra de 70% da empresa norte-americana representa, em dólares, a maior quantia paga por um grupo japonês no exterior. A terceira operadora japonesa de telefonia móvel, Softbank, se transformará, caso a compra se concretize, na número três norte-americana e terceira operadora mundial em termos de volume de negócios, atrás da China Mobile e da Verizon Wireless.
"Será um grande desafio que inclui grandes riscos, mas não enfrentá-lo provocaria um risco ainda maior", explicou o diretor geral da operadora, Masayoshi Son, lembrando o envelhecimento da população japonesa. O mercado japonês está, além disso, saturado, já que a quantidade de usuários é superior à população total. A Softbank informou que comprará US$ 12,1 bilhões em ações da Sprint no mercado e que recapitalizará o grupo com cerca de 8 bilhões de dólares. A operadora acrescentou que busca concluir a compra em meados de 2013, se os acionistas da Sprint e as autoridades de regulação norte-americanas aceitarem a operação.
A operadora, que introduziu o iPhone da Apple no Japão, destacou que sua experiência "bem-sucedida na concorrência em mercados maduros" poderia ser útil para sua futura filial. A Softbank conquistou um lugar no ultracompetitivo mercado japonês, depois da NTT Docomo, líder local, e sua competidora KDDI, após a compra das atividades japonesas da britânica Vodafone pela quantia, também extraordinária, de 1,75 trilhão de ienes (mais de 22 bilhões de dólares).
A operadora japonesa acrescentou que a injeção de capitais na Sprint a permitirá "investir na rede móvel e lançar investimentos estratégicos". Dan Hesse, diretor geral da Sprint, que viajou a Tóquio para anunciar o acordo, comemorou este aporte para sua empresa que busca liquidez. A imprensa japonesa especula que a Softbank também pretende adquirir a número cinco norte-americana, MetroPCS, mesmo que, tenha que enfrentar a gigante alemã Deutsche Telekom para isso.
A quantia em jogo assustou os operadores da bolsa de Tóquio, onde a ação da Softbank caiu 5,3% nesta segunda-feira. "Poderiam me perguntar se a Softbank pagará suas dívidas. A resposta é sim, acredito nisso", tentou tranquilizar Masayoshi Son. A agência de classificação de crédito Moody;s ameaçou, contudo, a rebaixar a nota da dívida do grupo à categoria especulativa, destacando que, além do custo da compra, a Softbank herdaria a dívida da Sprint de 21,3 bilhões de dólares. A Softbank informou que financiará a operação "com liquidez disponível e crédito" obtido com os três principais bancos do Japão e com o Deutsche Bank.