Paris - A venda de veículos novos na União Europeia (UE) caiu 10,8% na comparação anual em setembro, anunciou nesta terça-feira (16/10) a Associação de Construtores de Automóveis Europeus (ACEA), que destaca a contração de vendas em todos os principais mercados do Velho Continente.
Os registros nos 27 países da União Europeia (exceto Malta, onde as cifras não estavam disponíveis) alcançaram 1,099 milhão de unidades no mês passado, informou um comunicado da ACEA.
Os principais mercados europeus continuaram caindo. Na Alemanha os registros de carros novos caíram 10,9%; na França, 17,9%; na Itália, 25,7%; e na Espanha, 36,8%, enquanto o Reino Unido foi o único país onde as vendas aumentaram (%2b8,2%).
As mais afetadas foram as montadoras que atuam em diversos segmentos. A número 1 europeia, a alemã Volkswagen, que até agora tinha resistido à crise, perdeu 8% de suas vendas. As vendas da francesa PSA Peugeot Citroen tiveram queda de 8,1% e as da italiana Fiat, de 18,5%, enquanto as americanas Ford e General Motors reduziram suas vendas respectivamente 14,9% e 16,2%.
[SAIBAMAIS] A queda foi ainda maior para outra montadora francesa, a Renault, que viu suas vendas despencarem 29,5%. Na primavera de 2011 (hemisfério norte), a marca teve problemas de abastecimento de seus motores diesel, mas recuperou seu nível de registros, em setembro deste ano.
Já as marcas sul-coreanas Hyundai e Kia continuaram com sua ofensiva, com aumento das vendas de 3,9% e 3,4%, respectivamente.
Em toda a União Europeia as vendas caíram 7,6%, com diferenças entre países. Enquanto no Reino Unido aumentaram 4,3%, na Alemanha caíram 1,8%. Também houve quedas consideráveis em Espanha (11,0%), França (13,8%) e Itália (20,5%).
Durante esse período o grupo Volkswagen perdeu apenas 1,2%. A PSA (-13%), Renault (-17,7%) e a Fiat (-17,3%) sofreram muito com as quedas das vendas nos países do sul da Europa.
As marcas "premium" foram menos prejudicadas pela crise que suas concorrentes: a montadora alemã BMW perdeu 2,2% e sua compatriota Daimler (Mercedes e Smart), 3,2%, enquanto a Audi, que pertence à Volkswagen, ganhou 4,8%.
A montadora de luxo Jaguar Land Rover parece ser imune à crise, com um aumento de 31% de seus registros de carros novos, assim como as marcas sul-coreanas Hyundai (%2b9,3%) e Kia (%2b20%), que fabricam modelos baratos.