Agência France-Presse
postado em 17/10/2012 17:18
Madri - Bankia, que é objeto de um resgate público de mais de 20 bilhões de euros, anunciou nesta quarta-feira (17/10) o leilão em toda a Espanha de mais de 1.100 moradias, entre elas alguns dos bens imóveis que financiou, com descontos de entre 30% e 60%.Essa operação, prevista de 19 de outubro a 13 de novembro "é a maior em volume de ativos que o grupo organizou até agora", informou o banco em um comunicado.
A operação abrange 677 habitações do Bankia Habitat, entidade que reúne os ativos imobiliários do banco e mais de 440 procedem de desenvolvedores, especialmente em Madri, região de Valencia (leste), Castilla e León e Castilla-La Mancha (centro), Andaluzia (sul) e ilhas Canárias.
[SAIBAMAIS] A ação soma-se a uma operação de venda de 619 moradias lançada no final de setembro com descontos de até 60%.
O Bankia, nacionalizado em maio e cujo resgate histórico antecipou uma ajuda europeia para o setor bancário de até 100 bilhões de euros, anunciou em setembro a venda de uma carteira de créditos tóxicos por 800 milhões de euros.
Nascido da fusão de sete bancos regionais de poupança, entre eles o mais antigo do país, a Caja Madrid, o banco tem a maior exposição no setor imobiliário: 37,5 bilhões de euros desses ativos no fim de 2011, dos quais 31,8 bilhões são considerados problemáticos, por seu valor incerto (créditos que podem não ser reembolsados, imóveis confiscados).
O Bankia tenta reduzir seu estoque imobiliário antes de transferir os ativos problemáticos à Sociedade de Gestão de Ativos Procedentes da Reestruturação Bancária até dezembro.