Economia

Standard and Poor's rebaixou nota do Chipre em três níveis, a "B"

Agência France-Presse
postado em 17/10/2012 17:26

Paris - A agência de classificação Standard and Poor;s rebaixou, nesta quarta-feira (17/10), a nota da dívida do Chipre em direção à categoria especulativa, em três níveis, de "BB" a "B", menos de dois meses depois da última redução.

[SAIBAMAIS] A S justificou sua decisão em um comunicado alegando que "o governo ainda não negociou um plano de resgate, enquanto os riscos externos e orçamentários aumentaram".

"Acreditamos que considerações eleitorais diante das eleições presidenciais previstas para fevereiro de 2013 contribuíram para esta inércia política", apontou a agência.

Segundo a S, "isso ocorre em meio a uma crise bancária severa, em parte criada pela participação dos bancos cipriotas na reestruturação da dívida grega no começo de 2012, mas agravada pela deterioração das carteiras de empréstimo dos bancos nacionais e a falta de ação orçamentária do governo".

A nota permanece em perspectiva negativa, indicando que a qualquer momento a agência poderia rebaixá-la ainda mais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação