Economia

Dentistas marcam para o dia 25 paralisação nacional de atendimento

postado em 18/10/2012 08:31
No Dia do Dentista, comemorado na quinta-feira (25/10) da próxima semana, o atendimento a quem tem plano odontológico não será feito em todo o país, disse nessa quarta-feira (17/10) o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge), Luciano Eloi Santos. A terceira paralisação nacional de enfrentamento aos convênios, que tem o apoio da Associação Brasileira de Odontologia, de acordo com Santos, é um protesto contra a ;exploração abusiva dos planos odontológicos;.

O anúncio foi feito em audiência pública aberta na Câmara dos Deputados para discutir os principais problemas entre os dentistas e operadores de planos de saúde, principalmente sobre a tabela de honorários e as exigência de exames radiográficos para pacientes.;Expor o paciente e o profissional [aos exames radiográficos] é um absurdo. O paciente vai fazer uma restauração e o plano exige que faça um raio X antes e um depois para confirmar o procedimento;, disse.

O valor pago por procedimento foi outra queixa da categoria. José Carrijo Bron, representante da Federação Interestadual dos Odontologistas, disse que planos odontológicos estão sendo oferecidos até como brindes. ;O que se recebe não remunera nem o custo operacional;, declarou Bron, acrescentando que há planos que pagam R$ 12, R$ 10, e até menos por alguns procedimentos, e que ainda postergam artificialmente o pagamento.

[SAIBAMAIS]A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reconhece que há ;um desequilíbrio grande; na relação entre os dentistas e os planos. Bruno Sobral de Carvalho, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, sugere que o problema seja sanado com contratos ;claros e objetivos; que estabeleçam cláusulas de reajuste baseadas em índices de conhecimento público. ;A grande maioria dos contratos não é clara e nem objetiva [quanto às cláusulas de reajuste], preveem apenas a negociação das partes;, declarou.



Carvalho anunciou que no fim deste ano, a ANS vai publicar uma cartilha com os direitos e deveres dos prestadores de serviços de planos de saúde odontológicos. O diretor disse ainda que a agência vai estudar novas formas de sanção ;mais efetivas do que multas; e novas regras de credenciamento e descredenciamento, para que este processo seja mais claro para os beneficiários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação