Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam quase estáveis nessa quinta-feira (18/10), em um mercado preocupado pela demanda de petróleo e prudente quanto à reunião de líderes da União Europeia em Bruxelas.
O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em novembro, caiu dois centavos a 92,10 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com entrega em dezembro fechou com perdas de 80 centavos a 112,42 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).
O preço do petróleo abriu com perda, mas se recuperou em sintonia com a bolsa de Nova York, disse David Bouckhout, da TD Securities, que acrescentou que a cotação fechou o dia em um tom de indecisão.
[SAIBAMAIS] Os operadores estão muito atentos à reunião da UE de dois dias, que começou nesta quinta-feira, segundo Phil Flynn, do Price Futures Group.
Um dos temas centrais para os operadores foi a expectativa de que a Espanha peça formalmente um resgate a seus sócios europeus.
"Apesar de os líderes tentarem reduzir as expectativas de um anúncio importante durante a reunião, a queda dos rendimentos das obrigações (nesta quinta-feira) mostra que os operadores não esperam uma decepção", explicou Flynn.
Contudo, esta cautela do mercado também implicou uma leve valorização do dólar, considerado pelos investidores como uma divisa de refúgio, o que prejudica as compras de petróleo nesta moeda.
Além disso, os dados semanais das inscrições no auxílio-desemprego nos Estados Unidos, piores que o esperado, constituem um indício negativo sobre a recuperação econômica e para a demanda de petróleo e também afetaram o mercado, destacou Timothy Evans, da Citi.