Agência France-Presse
postado em 18/10/2012 19:31
Bruxelas - Os dirigentes da União Europeia entraram em acordo nesta quinta-feira (18/10) à noite para a implantação gradual da supervisão bancária na zona do euro em 2013, anunciou um porta-voz da Comissão.Os dirigentes da UE alcançaram um "acordo sobre o marco político no final de 2012 e uma instalação gradual em 2013", informou o porta-voz, Olivier Bailly, em seu twitter.
Na cúpula de junho, os dirigentes europeus concordaram em examinar as propostas da Comissão sobre esse assunto para o final de 2012.
A Comissão Europeia e alguns Estados, entre eles a França, informaram então que o mecanismo de supervisão bancária deveria começar suas operações a partir do começo de 2013, mas a Alemanha rapidamente manifestou suas hesitações sobre este calendário.
"As conclusões da cúpula vão ser modificadas para finalizar o acordo político no fim do ano e lançar este mecanismo ao longo de 2013", disse um diplomata.
"Pretendemos tomar uma decisão em dezembro sobre as linhas gerais e a aplicação gradual em 2013. A Alemanha está de acordo", disse outra fonte.