Economia

Economistas criticam decisão do BC de dar último corte na taxa Selic

Vânia Cristino/ Especial Estado de Minas
postado em 19/10/2012 08:59
Ainterrupção na queda dos juros veio para ficar. Na ata da penúltima reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem, o Banco Central fez questão de deixar bem claro a sua intenção: nada de novas reduções neste ano, com a taxa básica da economia (Selic) permanecendo em 7,25% ; o patamar mais baixo da história ; durante um bom período. Foi ;um último ajuste nas condições monetárias;, assegurou o BC, para não deixar dúvidas.

Apesar de transparente, a ata do Copom só fez aumentar a polêmica em torno da política monetária, iniciada depois do corte de 0,25 ponto da Selic na semana passada. Até o último instante, parte do mercado manteve a aposta de que o BC não mexeria mais nos juros, independentemente dos sinais emitidos por alguns de seus diretores. O grupo mais conservador de analistas e de investidores acreditava que o BC daria um peso maior à inflação, que se mantém em um patamar desconfortável ; acima de 5% no acumulado de 12 meses. A instituição, porém, preferiu baixar um pouco mais a Selic, sob o argumento de que o custo de vida está sob controle e o momento é de dar estímulos a uma frágil atividade econômica.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação