Economia

ProTeste recomenda que consumidor faça pesquisa antes das compras

postado em 22/10/2012 09:13
Os consumidores devem fazer pesquisa em mais de dois supermercados antes de fazer as compras. A orientação é da coordenadora da pesquisa do Guia de Preços de Supermercados, elaborado pela Associação de Consumidores ProTeste, Michele Marques.

;O consumidor que se torna fiel a um estabelecimento pode pagar mais caro. Às vezes, é só atravessar a rua para encontrar preços mais baixos para os mesmos produtos que está acostumado a comprar, sem deixar a marca que gosta;, explica Michele. O administrador Irvando Hoff, 55 anos, conta que faz as compras de produtos básicos em atacadões e procura as promoções. ;Percebo uma variação de preço muito grande de um mercado para outro, por isso, estou sempre prestando atenção nas promoções. Costumo fazer lista de compras, mas nem sempre sigo à risca. Os mercados fazem ofertas em dias específicos, abaixando o preço das frutas e verduras, por exemplo, em um dia da semana. No dia seguinte, o preço já está mais alto. Quem quiser economizar, tem que pesquisar", diz Hoff.

[SAIBAMAIS]O militar Carlos Sinésio, 51 anos, conta que gosta de ;setorizar; as compras. ;Por exemplo, compro frutas e verduras em um sacolão. Os produtos básicos, como arroz, feijão e outros que usamos com mais frequência, costumo comprar em atacadões. Gosto de aproveitar as promoções do dia e sempre pesquiso os preços antes de sair de casa. Dependendo do produto, a diferença chega a ser 70% de um lugar para outro. Hoje, vim comprar geleia, mas não vou levar, pois vi que em outro lugar está mais barata".



A dona de casa Elaine Miynssen, 46 anos, lembra que a lista de compras é uma aliada na hora de ir ao supermercado. "Faço listas de compras para me focar e levar só o que estou precisando. Mas, no mercado, sempre há uma coisa ou outra que compensa levar;. Elaine diz ainda que pesquisa as promoções na internet, na televisão e em encartes que os mercados distribuem nas ruas. ;Hoje mesmo vim com uma lista, mas já coloquei no carrinho outros itens que não estavam inclusos;, acrescenta. A dona de casa conta ainda que não faz mais compras para o mês todo. ;Só compro o que estou precisando mesmo. Como fico atenta aos preços, se baixou ou aumentou, costumo economizar até R$ 80 por mês. No fim do ano, a diferença é muito grande", destaca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação