Economia

Governo ganha aliados para contestar metodologia usada em pesquisa do Brics

Rosana Hessel
postado em 23/10/2012 08:55
O Banco Mundial divulga hoje mais uma edição do Doing Business (Fazendo Negócios), um relatório produzido todos os anos em que classifica 183 países quanto à facilidade (ou dificuldade) para abrir e manter um empreendimento. Embora seja uma potência econômica em ascensão, a ponto de desbancar o Reino Unido do posto de sexta economia global, o Brasil sempre ocupou as últimas posições no levantamento, provocando queixas do governo quanto à fidelidade da avaliação. Agora, o Planalto ganhou um aliado para contestar as conclusões da instituição multilateral.

Na pesquisa divulgada em outubro de 2011, o país caiu seis posições em relação ao ano anterior, passando do 120; para o 126; lugar, ficando atrás de economias como Uganda (123;), Botsuana (54;) e Tonga (58;). Para a Brasil Investimentos e Negócios (Brain), no entanto, o relatório do Bird, que sempre teve uma reputação de infalibilidade, é, na verdade, cheio de falhas. ;A posição atribuída ao Brasil não condiz com a realidade;, afirma o economista Antonio Carlos Borges, presidente da Comissão Doing Business da Brain, entidade criada em 2010 por iniciativa de instituições dos mercados financeiro e de capitais.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação