Washington - O FMI anunciou nesta quarta-feira (24/10) a entrega imediata de uma nova parcela do empréstimo para Portugal de cerca de 1,5 bilhão de euros no marco do plano de resgate internacional outorgado ao país desde maio de 2011.
"O comitê executivo do Fundo Monetário Internacional completou hoje a entrega da quinta avaliação sobre a performance de Portugal", no âmbito do plano de austeridade imposto após o empréstimo concedido em três anos, no total de 28,2 bilhões de euros, informou o FMI em um breve comunicado.
[SAIBAMAIS]O Fundo Monetário Internacional disse também que publicará seu relatório sobre Portugal na quinta-feira (25/10).
Em maio de 2011, o país pediu um resgate internacional ao FMI e à União Europeia, sob a ameaça de uma moratória da dívida. O total do empréstimo alcançou os 78 bilhões de euros.
O plano de austeridade inclui cortes de gastos, aumento dos impostos e reformas da economia, com as quais o governo de Lisboa deve demonstrar sua capacidade de voltar aos mercados no começo do próximo ano.
Com essa parcela, a ajuda do FMI dada ao país se eleva a 21,8 bilhões de euros, informou o Fundo no comunicado.