postado em 26/10/2012 10:59
A arrecadação federal com impostos e tributos voltou a cair em setembro, um sinal de que a recuperação esperada pelo governo ainda não se concretizou no campo tributário. No nono mês do ano, entraram nos cofres públicos o equivalente a R$ 78,2 bilhões, informou a Receita Federal nesta sexta-feira (26/10). Descontando os efeitos inflacionários, o resultado representa uma queda real de 1,08% sobre os números de setembro de 2011. Essa foi a sexta queda real na arrecadação ao longo de 2012 e a quarta consecutiva registrada desde junho. No acumulado do ano, o resultado é timidamente positivo em 1,19%, com R$ 751,2 bilhões.
O governo vinha contando com uma recuperação da arrecadação em setembro e já havia dito que os números de julho e agosto só vieram negativos por conta de receitas extraordinárias arrecadadas nesses mesmos meses em 2011, o que inflou os resultados para cima. No entanto, com o resultado fraco de setembro, já está praticamente descartado que o governo conseguirá cumprir a meta de superávit primário para 2012. O primário é a reserva financeira que o governo faz para pagar juros da dívida pública.
Neste ano, a meta era guardar 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB, a geração das riquezas do país). Entre janeiro e setembro, a arrecadação real está apenas 0,67% maior do que a registrada no mesmo período de 2011.