Economia

Preço do petróleo supera as previsões e fecha em alta em Nova York

postado em 26/10/2012 18:43
Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira (26/10) em Nova York, sustentados pelo crescimento norte-americano no terceiro trimestre, que superou as previsões, e temores sobre a passagem do furacão Sandy pela costa nordeste do país.

O barril de West Texas Intermediate ("light sweet crude", negociado nos Estados Unidos) para entrega em dezembro subiu 23 centavos a 86,28 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para igual entrega fechou a 109,55 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), em alta de 1,06 dólares.

"As cifras do Produto Interno Bruto animaram o mercado, ajudaram a elevar os preços, muito baixos no começo da semana", informou Bill Baruch, do iiTrader.

Entre julho e setembro em comparação com o trimestre anterior, o PIB norte-americano aumentou 2,0% na projeção anual, segundo dados do Departamento de Comércio. No segundo trimestre, o crescimento do PIB alcançou 1,3% com relação ao trimestre anterior.

Este nível de crescimento é levemente superior ao esperado pelo mercado (1,9%).

Esses dados impulsionaram os mercados de matérias primas, já que permitiram superar os "temores sobre a demanda mundial que tinha mantido as cotações em queda nos últimos tempos", acrescentou o analista.



Os operadores acompanhavam de perto a trajetória do furacão Sandy, que atravessava as Bahamas nesta sexta-feira e ameaçava atingir, neste fim de semana, a povoada costa nordeste dos Estados Unidos.

O furacão poderia afetar a região de Virgínia a New Jersey sobre a costa atlântica, onde estão instaladas uma dezena de refinarias, informou John Kilduff, da Again Capital, acrescentando que algumas delas poderiam continuar fechadas como medida de precaução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação