Economia

Presidente tcheco, Vaclav Klaus, diz que união bancária não faz sentido

Agência France-Presse
postado em 29/10/2012 19:58

Praga - O presidente tcheco, Vaclav Klaus, criticou duramente nesta segunda-feira a ideia de uma união bancária na União Europeia (UE), qualificando-a de "sem sentido" e considerando que seu objetivo é restringir os poderes dos bancos centrais.

"A união bancária não faz sentido. Seu único objetivo é obter uma mudança de status quo em todos os âmbitos", declarou Klaus, citado pela agência CTK. Segundo ele, a união bancária não seria mais que um novo canal de transferência financeira na UE.

"Além disso, se trataria de transferências desprovidas de uma decisão política clara e escapariam à qualquer supervisão pública", insistiu Klaus.



Klaus, um ex-economista liberal conhecido por seu ceticismo em relação ao euro, fez essas declarações durante um seminário econômico organizado em Praga. Membro da União Europeia desde 2004, a República Tcheca hesita em fixar uma data para sua entrada na zona do euro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação