Economia

Em nove meses, 15 milhões de inadimplentes conseguiram limpar o nome

postado em 30/10/2012 10:17
São Paulo ; De janeiro a setembro deste ano, 15,1 milhões de consumidores pagaram as dívidas pendentes e limparam o nome. Segundo levantamento da Serasa Experian, o número é 13,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2011. Segundo a superintendente de Informação ao Consumidor da Serasa, Maria Zanforlin, o crescimento da quantidade de inadimplentes que renegociam as dívidas é um movimento consistente. ;O número de regularizações vem aumentando, esse indicador está com uma tendência muito favorável há algum tempo;, ressaltou.

A melhora da conjuntura econômica do país nos últimos meses é um dos fatores responsáveis pela quitação dos débitos dos devedores, na avaliação da superintendente. Ela destaca os baixos níveis de desemprego que garantem uma ;condição de renda muito positiva; às famílias.

Além disso, Maria aponta a melhora da educação financeira da população como fator importante para o aumento das renegociações. Ela explica que parte dos 40 milhões de brasileiros que entraram no mercado de consumo nos últimos dez anos acabaram não sabendo lidar com o grande número de ofertas direcionadas a eles. ;Tem pessoas com quatro ou cinco dívidas, uma situação de descontrole;, aponta.

Entretanto, a superintendente acredita que esse público passa agora a lidar melhor com o crédito. Maria também destaca que as empresas credoras estão buscando os devedores para regularizar a situação desses consumidores. ;Existe uma disposição de ambas as partes."



Porém, Maria lembra que os consumidores devem fazer um planejamento antes de fazer a renegociação. ;[É preciso] estudar o que é prioritário, o que precisa ser resolvido;, aconselha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação