Economia

Empresários brasileiros fazem feira com oferta de imóveis em Portugal

postado em 30/10/2012 14:01
Lisboa ; No período de 6 a 9 de dezembro, cerca de mil casas e apartamentos localizados em Portugal estarão à venda no Rio de Janeiro. Empresários brasileiros ligados à Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio, com atuação nos dois países, promoverão a primeira Mostra do Imobiliário de Portugal no Brasil (MIP 2012).

O evento busca ser uma alternativa para a paralisia do mercado de imóveis português causado, sobretudo, pela recessão que o país atravessa desde que a crise econômica mundial atingiu a Europa (2008). ;Nós não temos saída. Acabou o mercado interno. Isso não quer dizer que não possa voltar, mas não vai ser aquela euforia de compras que foi no passado;, disse Arnaldo Grossaman, um dos empresários responsáveis pelo evento e erradicado há mais de 20 anos em Portugal.

Segundo ele, ;a maioria dos portugueses tem casa própria e agora está mais preocupada em recuperar as dificuldades e pagar as contas;. Segundo dados do Banco de Portugal (espécie de Banco Central lusitano), 37,7% das famílias têm algum tipo de dívida, 24,5% dos domicílios têm dívida hipotecária.

Grossaman avalia que o Brasil atravessa um bom momento econômico e tem disponibilidade de capital. ;Nós temos que buscar o dinheiro onde ele está. Onde estiver, nós vamos organizar eventos profissionais para levar a imagem de Portugal;, disse destacando que também estão programadas mostras imobiliárias em São Paulo e em Brasília (previstas para o próximo ano), assim como em outros mercados emergentes como a China, a África do Sul, Rússia e Israel.

[SAIBAMAIS]O empresário avalia que é um ;ótimo momento; para que os brasileiros ricos (que fazem viagem ao exterior regularmente e aplicam dinheiro em imóveis) invistam em Portugal. Segundo ele, os imóveis estão mais baratos e ;o governo está mais aberto para atrair capital e acarinhar investimento;.



Além de grandes investidores, a MIP quer atrair a chamada comunidade luso-brasileira que, só no Rio de Janeiro, é estimada em 600 mil pessoas (incluindo descendentes de terceira geração). Para esse público, o mercado deverá ofertar imóveis de até dois quartos ao custo máximo de 200 mil euros (cerca de R$ 470 mil).

Somado aos preços competitivos com o mercado do Rio, de Brasília e de São Paulo, Portugal apresenta como atrativos a proximidade cultural, a qualidade de vida e a segurança. ;O brasileiro é muito preocupado com segurança e Portugal é um dos países mais seguros do mundo;, avalia Grossaman.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação