Economia

Operadora TIM fecha contrato com os fornecedores de serviços 4G

postado em 30/10/2012 15:56

Depois de investir mais de R$ 300 milhões na compra de seis lotes de frequência para a oferta do serviço de telefonia móvel de quarta geração (4G), no leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TIM assinou contrato com Ericsson, Huawei e Nokia Siemens. A empresa quer prover infraestrutura para a tecnologia Long Term Evolution (LTE). Os parceiros vão oferecer infraestrutura LTE nas áreas onde já prestam serviços para a operadora em GSM e 3G.

[SAIBAMAIS] De acordo com o termo assinado com o órgão regulador, a TIM vai disponibilizar a infraestrutura digital de nova geração para atendimento às cidades sede dos eventos internacionais que acontecerão no Brasil, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. A operadora acredita que a tecnologia LTE pode ter ainda um longo período de convívio com os serviços de telefonia móvel de terceira geração.

A banda larga móvel ultrarrápida entrou em operação em 2006, na Coreia do Sul, e migrou para o padrão LTE, permitindo downloads de 100 megabits por segundo (Mbps) no acesso móvel. Atualmente, já existe mais de 40 redes 4G no mundo, que vão conectar 61 milhões de dispositivos móveis até o fim de 2012. A Rede LTE propicia novas aplicações móveis, especialmente para serviços de vídeo ou envio de dados em alta velocidade, até 10 vezes mais rápido do que o alcançado com as redes 3G.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação