Economia

Após dois dias fechada, bolsa de Nova York abrirá normalmente nesta quarta

Agência France-Presse
postado em 30/10/2012 16:12
Nova York - Após dois dias de fechamento por causa do furacão Sandy, que paralisou Nova York, Wall Street reabrirá normalmente na quarta-feira (31/10), informaram os operadores.

Na quarta-feira, "as operações começarão na New York Stock Exchange às 09h30 locais (11h30 de Brasília) segundo os procedimentos normais de abertura", informou em um comunicado o NYSE Euronext, afirmando que seu prédio e o da bolsa estão "totalmente operacionais".

A Bolsa eletrônica Nasdaq também estará aberta na quarta-feira e funcionará normalmente, informou a Nasdaq OMX.

Wall Street, em parte inundada na segunda-feira (29/10) à noite, estava deserta hoje pela manhã. Muitos corretores e analistas trabalhavam de casa e organizavam reuniões com clientes por telefone.

As sedes dos bancos Goldman Sachs, Citigroup e New York Mellon permaneciam fechadas. A Bolsa do Nova York não interrompia suas atividades por dois dias seguidos, por causa do clima, desde 12 e 13 de março de 1888, quando a cidade ficou debaixo de neve.



Algumas negociações eletrônicas continuaram funcionando, como no caso da operadora CME Group para a cotação do barril de petróleo em Nova York. A sede deste mercado especializado em petróleo, o Nymex, está na área de evacuação obrigatória determinada pela cidade.

A quarta-feira será o último dia do mês, e "há muitas transações que serão feitas nesse dia, quando os gerentes de carteiras ajustam seus produtos", destacou o analista independente Hugh Johnson. "O mercado não deve fechar por muito tempo porque se não, os investidores perderiam confiança", considerou.

"Em tempos normais, os índices reagem ao que acontece, às informações publicadas. Hoje (terça-feira), por exemplo, as cotações variaram considerando o impacto do furacão sobre as seguradoras ou o anúncio da alta dos preços das habitações nos Estados Unidos esta manhã", explicou. "Com a bolsa fechada, isso cria uma desconexão que é perturbadora", concluiu.

Corretor do Rockwell Global Capital, Peter Cardillo trabalhava de sua casa. Apesar de não executar ordens de compra e venda, continuou observando as tendências nos mercados acionários do mundo. Este operador espera "movimentos erráticos" quando as bolsas voltarem a funcionar.

"O mercado está fechado em plena temporada de resultados e pouco antes da eleição presidencial", destacou Ryan Detrick, analista da Schaeffer Research Investment. "Isto não tem precedentes e se soma à forte incerteza já presente nos mercados", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação