Agência France-Presse
postado em 01/11/2012 18:18
Nova York - Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira (1;/11) em Nova York, impulsionado por dados positivos da economia norte-americana e por uma inesperada queda das reservas de petróleo.O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega em dezembro subiu 85 centavos a 87,09 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).
"A inesperada queda das reservas de petróleo (nos Estados Unidos) constituiu um dos principais fatores para a alta do ouro negro em Nova York", destacou Rich Ilczyszyn, iiTrader.com. "Era esperada uma leve alta e isso realmente nos surpreendeu", acrescentou.
Na semana encerrada no dia 26 de outubro, as reservas de petróleo caíram dois milhões de barris, contra as expectativas dos analistas consultados pela agência Dow Jones Newswires, que projetaram uma alta de 2,3 milhões de barris.
Este relatório, que tradicionalmente é publicado na quarta-feira, foi atrasado por causa dos distúrbios causados pela passagem da supertempestade Sandy pela costa leste dos Estados Unidos na segunda e na terça-feira, que provocou dezenas de mortes, prejuízos avaliados em milhões de dólares, cortes de eletricidade e inundações.
Com a aproximação do inverno nos Estados Unidos, "os operadores apostam em um forte aumento da demanda de petróleo nas próximas semanas com uma aceleração da produção de gasolina", explicou.
A reabertura progressiva das refinarias da costa leste dos Estados Unidos, fechadas pela passagem da supertempestade, acentuaram esta tendência.
Durante a primeira parte das operações, os preços de petróleo foram impulsionados pelos "dados positivos na China e nos Estados Unidos, no começo de um mês cheio de indicadores", destacou Matt Smith, da Schneider Electric.