Economia

Wall Street cai nas vésperas de eleição nos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 02/11/2012 19:29
Nova York - Wall Street recuou nesta sexta-feira, com o mercado inquieto diante da aproximação da eleição presidencial nos Estados Unidos, apesar dos números positivos do emprego no mês de outubro: Dow Jones perdeu 1,06% e Nasdaq, 1,26%.

O Dow Jones Industrial Average caiu 139,46 pontos, a 13.093,16 unidades, e o índice tecnológico Nasdaq perdeu 37,93 pontos, a 2.982,13. O índice ampliado Standard and Poor;s 500 cedeu 0,94% (13,39 pontos), a 1.414,20 unidades.

No início do pregão, os operadores celebraram os números oficiais sobre o emprego publicados em Washington que mostram a criação de 171 mil postos de trabalho no mês de outubro, mas a aproximação das eleições reduziram o entusiasmo. "As marcadas diferenças entre os dois candidatos em matéria fiscal e de regulação tornam qualquer opção um risco diante da incerteza sobre para onde se dirige o país", explicou Eugene Profit, da Profit Investments.

Os operadores "reduzem suas posições de risco antes das eleições", já que o resultado ainda é incerto e não há como prever a reação do mercado, independentemente de quem vencer, disse Michael James, da Wedbush Morgan Securities.

Leia mais notícias em Economia

Tais preocupações anularam o impulso positivo dado pelos números do emprego nos Estados Unidos, um indicador muito esperado pelo mercado.

Para o analista Sal Guatieri, da BMO Capital Markets, o relatório sobre a criação de empregos melhorou de forma signicativa em outubro, mas o aumento total da população ativa elevou ligeiramente o índice de desemprego em 0,1, a 7,9%.

"Isto sugere que há um certo impulso e que o crescimento do PIB vai melhorar no quarto trimestre".

No mercado obrigatório, o rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos subiu a 1,726%, contra 1,715% na quinta-feira, e o papel a 30 anos fechou a 2,917%, contra 2,897%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação