Agência France-Presse
postado em 06/11/2012 19:15
Lisboa - Portugal se encontrará de novo sob a mira de seus credores a partir da próxima segunda-feira (12/11), com o sexto exame das medidas colocadas em prática em troca do plano de resgate internacional, acordado em maio de 2011, anunciou o governo nesta terça-feira (6/11)."A sexta avaliação do programa de assistência econômica e financeira (...) deve começar na próxima segunda-feira, 12 de novembro", informou o governo em um comunicado.
Em meados de setembro, após sua avaliação trimestral anterior, a troika (UE-FMI-BCE), que representa os credores de Portugal, tinha aceitado flexibilizar as metas de redução do déficit público, revisado para este ano a 5% do PIB (em vez de 4,5%) e a 4,5% (em vez de 3%) para ano que vem.
A missão foi concluída com a aprovação da troika, possibilitando o acesso de Portugal a uma nova entrega de ajuda de 4 bilhões de euros, no âmbito do plano de ajuda de 78 bilhões de euros.
Diversos analistas e comentaristas estimam que o país não conseguirá alcançar seus objetivos, inclusive revisados, e um organismo consultivo, o Conselho Econômico Social, pediu recentemente uma renegociação do plano de resgate.