postado em 10/11/2012 10:22
Os esforços do governo brasileiro para o país produzir mais carros resultaram em duas novas fábricas neste ano no interior paulista: a da Toyota, em Sorocaba, que começou a operar em agosto, e a da Hyundai, em Piracicaba, em funcionamento desde setembro. A da Hyundai, oficialmente inaugurada ontem, é um divisor de águas na história da empresa no Brasil. Com investimento de US$ 700 milhões para produzir um carro criado especialmente para o mercado nacional, o HB-20 é o início do voo solo da coreana, que, em uma situação peculiar entre os fabricantes de veículos: não tem ingerência completa sobre as vendas aqui dos carros que produz na matriz.
A importação de automóveis é incumbência de uma empresa brasileira, a Caoa. A produção e a comercialização do HB-20 são feitas pela Hyundai Motor Brasil, que responde diretamente à sede mundial, em Seul. Num paradoxo, o que vem de fora é controlado por brasileiros, e o que é feito aqui, por coreanos.
Em 1999, a Hyundai se associou no Brasil ao empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que passou a ter exclusividade para a venda no país dos modelos da marca. De lá para cá, a montadora abocanhou fatia maior de um mercado crescente. Pessoas envolvidas na operação afirmam que a coreana fez uma oferta à Caoa para abrir mão do contrato, ao que Andrade fez uma contraoferta, considerada alta demais. As cifras chegam à casa dos 10 dígitos, em dólares. Ambos negam essa conversa.