Economia

Representante do Brasil no FMI crê que Grécia precisará de mais ajuda da UE

Agência France-Presse
postado em 13/11/2012 19:41
Washington - A zona do euro deverá "provavelmente" aumentar seu apoio à Grécia, com um perdão da dívida ou um novo plano de ajuda, disse nesta terça-feira à AFP o representante brasileiro no FMI, Paulo Nogueira Batista.

"Penso que algum tipo de apoio adicional ou alívio (da dívida) por parte do setor público da zona do euro será necessário caso a Grécia obtenha um prazo adicional para acomodar suas finanças públicas", disse Nogueira.

O representante brasileiro, que ocupa um cargo rotativo para a representação de um grupo constituído por uma dezena de países na administração do Fundo, considerou que o organismo não deveria proporcionar dinheiro acima do já comprometido à Grécia.



Reunidos na segunda-feira em Bruxelas, os dirigentes da zona do euro consideraram "apropriado" dar mais dois anos à Atenas, até 2016, para o país recuar o déficit público para abaixo do limite de 3% do PIB estabelecido para o grupo. Contudo, eles não alcançaram um acordo definitivo.

Os ministros de Finanças da zona do euro voltarão a se reunir no dia 20 de novembro para avaliar o desembolso de um lote de 31,2 bilhões de euros da ajuda à Grécia, pendente desde junho, em meio a fortes dúvidas e desacordos entre os principais credores da Grécia (UE, FMI e BCE) sobre quando e como fará o país para devolver os empréstimos concedidos até agora.

A Grécia obteve em março um perdão de 107 bilhões de euros de sua dívida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação