postado em 14/11/2012 18:29
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, começou a ser administrado nesta quarta-feira (14/11) pela concessionária Aeroportos Brasil, que venceu o leilão feito pelo governo em fevereiro deste ano. O investimento total da concessionária será R$ 9,5 bilhões e até 2014 deve ser construído um novo terminal de passageiros.Já o novo operador do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos começa a administrar o terminal quinta-feira (15/11). Enquanto em Brasília, a concessionária vencedora assumirá as operações do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek em 1; de dezembro.
Durante os próximos três meses, as operações das concessionárias serão assistidas pela Infraero, responsável por prestar as informações e esclarecimentos necessários à operação aeroportuária. Na segunda-feira (12/11), uma comitiva da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), esteve nos aeroportos de Viracopos e Guarulhos para checar os preparativos finais para o início das atividades dos novos controladores.
Os três aeroportos concedidos à iniciativa privada respondem, conjuntamente, pela movimentação de 30% dos passageiros, 57% da carga e 19% das aeronaves do país. As concessionárias deverão concluir as obras de ampliação e modernização previstas até a Copa do Mundo de 2014.