Economia

Contratações temporárias neste fim de ano deverão crescer 5,5%

postado em 16/11/2012 19:25
São Paulo ; Em todo o país serão criadas neste fim de ano 155 mil vagas de trabalho temporário. O número é 5,5% maior que o do mesmo período de 2011. A estimativa é da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Assertem).

;Entendemos que esse aumento se deve ao fato da economia estar mais estável, ao [maior] acesso ao crédito, à redução da taxa de juros e ao Imposto sobre Produtos Industrializados [IPI - que teve a redução prorrogada pelo governo federal para produtos como carros, geladeiras e móveis, entre outros]. As ações que o governo dotou estimulam as compras e, consequentemente, as contratações;, disse a presidenta da Assertem, Jismália de Oliveira Alves.

Segundo ela, São Paulo será responsável pelo maior número de contrações. ;São Paulo lidera o número de contratações, com 29,87% [do total de contratações previstas em todo o país], o que corresponde a 46.299 vagas;, disse em entrevista à Agência Brasil, ressaltando a importância do setor comercial na criação de vagas temporárias.

;A indústria deve atender 25% dessas vagas e o comércio, portanto, fica com 75%. No caso do comércio, os principais contratantes são os shoppings centers, os supermercados, as lojas de departamento e o varejo de rua;, ressaltou. Em média, o comércio deve pagar em torno de R$ 872 (aumento de 3,5% em relação ao ano passado) e, a indústria, em torno de R$ 1.115 (crescimento de 5% em comparação a 2011).

Leia mais notícias em Economia

Para Jismália, os jovens devem ser os mais beneficiados pelo trabalho temporário. ;O trabalho temporário também traz para os jovens, em situação de primeiro emprego, a oportunidade da inserção no mercado de trabalho. Cerca de 20% destas vagas são destinadas para os jovens nessa condição;, disse, ressaltando que o emprego temporário é uma boa chance para quem busca um trabalho efetivo.

;Sempre sugiro que as pessoas encarem a oportunidade não apenas como um trabalho temporário, mas como oportunidade de efetivação. A pesquisa indica que 23 mil trabalhadores, das 155 mil vagas, terão a oportunidade de ser efetivados;, declarou.

[SAIBAMAIS]Segundo a presidenta da Assertem, é importante também que os candidatos a vagas temporárias observem a legalidade do contrato de trabalho. ;O trabalhador temporário tem todos os direitos do trabalhador efetivo, exceto a monta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço [FGTS] e também o aviso prévio. Portanto, ele deve ficar atento a essa relação formal. A pessoa precisa exigir o registro em carteira e um contrato de trabalho que vai estabelecer as regras desta relação;, orientou.

Para Jismália, o trabalho temporário traz benefícios mesmo para as pessoas que não forem efetivadas. ;Mesmo que a pessoa não seja efetivada, ela sairá com o ganho de ter adquirido experiência, ou de ter se qualificado, o que a habilita a se lançar no mercado de trabalho buscando uma nova oportunidade muito mais fortalecida;.

A jornalista Jéssica Santos de Souza está desempregada há 11 meses e procura, há cerca de um mês, por um trabalho temporário no comércio, seja como vendedora ou caixa em lojas de shoppings centers ou livrarias. ;[Estou procurando um trabalho temporário] para não ficar parada e aproveitando o aumento da oferta do trabalho temporário que sempre ocorre no fim de ano;, disse.

Segundo ela, atualmente essa busca tem sido feita pela internet, mas, logo, irá pessoalmente às lojas instaladas em shoppings da capital paulista. A jornalista teme que a falta de experiência no varejo dificulte a contratação, além do fato de os ;empregadores não verem com bons olhos alguém, cursando pós graduação, estar procurando empregos do gênero [como vendedor];.

Desempregado há cinco meses, Davi Demez tem procurado um trabalho temporário na capital paulista no setor administrativo.;Sempre trabalhei na área de escritório, como auxiliar administrativo ou office boy e estou procurando mais nessa área;, disse. Ele tem ido a agências de emprego e consultado as vagas pela internet. ;Espero arrumar um emprego ainda este mês;, completou.

As dificuldades que tem encontrado, principalmente por não ter ensino superior e nem curso de inglês, fizeram Demez se conscientizar da necessidade de se qualificar profissionalmente. "No ano que vem quero estar fazendo aulas de inglês e cursando uma faculdade". Ele também acha que o trabalho temporário é uma boa oportunidade para ser efetivado em alguma função. ;Acredito que o trabalho temporário é o início de tudo. Por meio desse trabalho temporário posso ser efetivado futuramente;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação