Economia

Estados Unidos retiram embargo a importações de Mianmar

Agência France-Presse
postado em 16/11/2012 19:32
Washington - Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira a retirada de seus embargos sobre a maior parte das importações provenientes de Mianmar, impostas há cerca de dez anos.

O governo americano indicou, entretanto, que mantém a sua proibição de importar aos Estados Unidos jadeíta e rubis extraídos ou produzidos em Mianmar.

Essas medidas, anunciadas pelo Tesouro e pelo Departamento de Estado, "têm como objetivo apoiar os esforços de reformas em andamento do governo birmanês e promover mais intercâmbios comerciais, além de oferecer novas oportunidades às empresas birmanesas e americanas", indicaram os dois departamentos em um comunicado comum.

Leia mais notícias em Economia

O anúncio foi feito alguns dias antes de uma visita de Barack Obama a Mianmar que fará dele o primeiro presidente americano em exercício a ir a este país.

Os Estados Unidos ainda manifestam preocupação com a "corrupção, com a manutenção de presos políticos e com as ligações militares do país com" a Coreia do Norte, assim como com os "conflitos étnicos" que continuam em algumas regiões de Mianmar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação