Economia

Príncipe e princesa da Holanda estão em missão comercial no Brasil

postado em 19/11/2012 13:57

O príncipe Guilherme Alexandre e a princesa Máxima, da Holanda, reuniram-se nesta segunda-feira (19/11), no Ministério da Fazenda, com o secretário executivo da pasta, Nelson Barbosa, e com o secretário de Assuntos Internacionais, Márcio Bicalho Conzendey. O casal real holandês está em missão comercial no Brasil, com o objetivo de assinar acordos e declarações de cooperação. O príncipe e a princesa estão viajando acompanhados de representantes de 175 empresas, institutos de pesquisa e universidades holandesas.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Embaixada da Holanda, o Brasil é o parceiro de negócios mais importante dos Países Baixos na América Latina. Segundo a embaixada, em 2011 o comércio bilateral registrou movimentação de US$ 15,9 bilhões, o que representa aumento de 32,6% na comparação com 2010. Além disso, a Holanda ocupa o quarto lugar como parceiro de exportações de empresas brasileiras. A reunião do casal real no ministério foi fechada.

Na pauta divulgada pelo Ministério da Fazenda estão questões como a situação econômica dos dois países, os efeitos da crise global e o papel de organizações financeiras internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o G20 (grupo que reúne as principais economias do mundo).

[SAIBAMAIS]Mais cedo, o príncipe a princesa foram recebidos em audiência pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Da Fazenda, eles seguiram para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde será firmado um acordo de cooperação comercial entre a entidade brasileira, a Associação Holandesa de Pequenas e Médias Empresas (MKN Nederland) e a Confederação Holandesa de Indústrias e Empregadores (VNO-NCW). Durante a estada na capital federal, o príncipe e a princesa também terão audiências com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho; com o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim; e com a secretária executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires.

A programação do casal real e da comitiva também inclui uma passagem por Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Nesta terça-feira (20/11), eles participarão de um seminário sobre indústria alimentar na Universidade de São Paulo (USP), que tem campus no município. Também visitarão a sede da CRV Lagoa, empresa brasileira-holandesa de genética bovina. Na quarta-feira (21/11), a agenda será em São Paulo, com encontro com o vice-governador Guilherme Afif Domingos e visita à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Por fim, na quinta (22/11) e na sexta (23/11), o príncipe e princesa estarão no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, haverá almoço com o governador Sérgio Cabral. Eles também participação de um seminário sobre a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, e de encontro com o jogador holandês de futebol Clarence Seedorf.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação