Economia

União Europeia pede novo acordo bilateral com Cuba nesta segunda-feira

Agência France-Presse
postado em 19/11/2012 17:48

Bruxelas - Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia (UE) pediram nesta segunda-feira (19/11) à chefe da diplomacia do bloco, Catherine Ashton, para que sejam iniciadas negociações para um acordo de cooperação com Cuba, disse o secretário de Estado espanhol de Assuntos Exteriores, Gonzalo de Benito.

Os ministros pediram a Ashton "um mandato para negociar" um acordo de cooperação, informou de Benito, ao finalizar uma reunião com os chanceleres da UE em Bruxelas. "A UE deve apresentar diretrizes de negociação para revisar as relações com o governo do presidente cubano Raúl Castro", completou.

Esta possibilidade está contemplada na Posição comum da UE, aprovada em 1996, precisou o funcionário espanhol.

[SAIBAMAIS]As relações entre o bloco europeu e Cuba têm sido ditadas desde então pela Posição Comum da UE, impulsionada pelo ex-mandatário espanhol José María Aznar. Este condiciona as relações com a ilha caribenha aos avanços nos direitos humanos e à democracia em Cuba.

Contudo, Benito não especificou as mudanças consideradas pelos europeus para dar este "grande passo" e se limitou a dizer que o "importante é que foi feita uma avaliação".

Cuba possui acordos bilaterais com treze países da UE, destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação