Economia

Esperança de recuperação econômica rápida se reduz na Alemanha

Agência France-Presse
postado em 19/11/2012 18:13
Berlim - A esperança de uma recuperação rápida da conjuntura foi reduzida na Alemanha, anunciou nesta segunda-feira (19/11) o Banco Central em seu relatório mensal, que prevê uma recuperação mundial "fraca" para o inverno 2012-2013.

"O crescimento na Alemanha foi novamente desacelerado nesta verão (...) A confiança em uma recuperação a curto prazo da conjuntura se reduz cada vez mais em setores da economia", afirmou o Bundesbank em seu relatório mensal de novembro, publicado na segunda-feira em seu portal da internet.

A nível mundial, o instituto monetário alemão anunciou que espera uma recuperação "frágil" para o inverno 2012-2013. As exportações industriais, um setor crucial da economia alemã, foram as primeiras a sentir os efeitos da queda da demanda externa.



A queda se explica principalmente pela desaceleração da economia mundial, assim como pela "grave crise de ajuste" estrutural que afeta a vários países da Eurozona.

"A necessidade de produtos industriais alemães é baixa no mercado interno da Alemanha (-2,75%), assim como na Eurozona (-3%)", diz o relatório que aponta que apenas o setor automobilístico tem sido capaz de resistir.

Outra consequência desta conjuntura negativa tem influenciado os projetos de investimento e nas previsões de contratação de pessoal, o que pode penalizar a uma boa parte da economia alemã, disse o Bundesbank.

Do outro lado da baçança, o setor da construção continuou crescendo e o crescimento do consumo privado se mantém "sólido". Quanto às finanças do Estado alemão, o panorama é "moderado", segundo o Banco Central.

"Por um lado, o nível de déficit tem caído e um reequilíbrio do orçamento federal é possível. Por outro, é preciso esperar que o nível do endividamento, já bastante elevado devido ao WestLB (banco público que foi desmantelado, mas cujas dívidas e ativos de risco foram transferidos a um "banco podre"), está em alta", recorda o relatório.

Em 2013, o déficit federal alemão deveria voltar a se aprofundar, afirma o Bundesbank, devido à desaceleração atual da conjuntura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação