Economia

BC recebe certificação ISO 9001 pela gestão de reservas internacionais

postado em 20/11/2012 10:53
Brasília - O Banco Central (BC) recebeu a certificação ISO 9001 pela gestão das reservas internacionais. De acordo com o BC, a certificação é resultado de um projeto de aprimoramento do gerenciamento das reservas, adotado com o objetivo de buscar as melhores práticas internacionais.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) visa a aprimorar o monitoramento das operações de títulos, moedas internacionais e depósitos realizado com as reservas internacionais. De acordo com nota da instituição, ;a eficácia do monitoramento dá ao gestor das reservas internacionais a certeza de que os recursos estão sendo efetivamente aplicados em total concordância com os parâmetros de risco previamente estabelecidos;.

O BC lembra que a sigla ISO refere-se à International Organization for Standardization, cujos padrões normativos são adotados em mais de 140 países e envolvem um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. Para se obter a certificação é necessário que a instituição tenha um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e auditado por órgão certificador, credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A certificação, emitida pela certificadora BRTUV Avaliações da Qualidade, tem validade de 3 anos desde que o sistema de gestão seja avaliado anualmente pelo órgão certificador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação