Economia

EUA: Bernanke pede que Congresso e governo evitem 'abismo fiscal'

Agência France-Presse
postado em 20/11/2012 15:39
Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, pediu nesta terça-feira (20/11) ao Legislativo e ao Executivo dos EUA para que evitem uma crise gerada pelo "abismo fiscal", que pode ser provocado pela falta de acordo político entre democratas e republicanos.


"O Congresso e o governo devem proteger a economia e impedir que se produza o violento saneamento das finanças públicas previsto para o início do próximo ano caso se mantenha a atual legislação", disse Bernanke em um discurso em Nova York.

Segundo Bernanke, a criação dos aumentos automáticos de impostos e cortes de gasto (público) que constituem o abismo fiscal poderiam representar uma substancial ameaça à recuperação. "Um choque fiscal destas dimensões pode enviar a economia novamente para a recessão", disse Bernanke, citando relatórios de agências do Congresso e opiniões de especialistas.

Bernanke reiterou que o Fed vê o crescimento como decepcionantemente lento e afetado por ameaças da crise da zona do euro, por uma lenta criação de empregos e por dificuldades de fluxo de crédito, que segundo ele está contendo a recuperação do setor imobiliário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação