Economia

Fundo Monetário concede empréstimo de US$ 4,8 bilhões ao Egito

Agência France-Presse
postado em 20/11/2012 16:13
Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira ter acordado com o governo do Egito a concessão de um empréstimo de 4,8 bilhões de dólares em 22 meses, destinado a ajudar o país a superar suas dificuldades econômicas.



Este acordo deve ser aprovado pelo Conselho de administração do Fundo, que se reunirá em poucas semanas, disse o organismo multilateral. O Egito, que atravessa uma grave crise econômica, pediu ajuda ao FMI no final de agosto.

O presidente egípcio, Mohamed Mursi, tentou tranquilizar os setores conservadores de seu país ao afirmar que um pedido de empréstimo seria compatível com os princípios das finanças islâmicas.

"Isso não constitui uma usura", declarou no início de outubro o presidente Morsi, que militou nas fileiras da Irmandade Muçulmana, em referência aos empréstimos com juros, proibidos pelas finanças islâmicas. Os riscos e os benefícios são compartilhados entre o banco e o cliente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação