Nova Iorque - As reservas de petróleo recuaram na semana passada nos Estados Unidos, contrariando todos os prognósticos, segundo as cifras do Departamento de Energia (DoE) publicadas nesta quarta-feira (21/11). Os estoques recuaram em 1,5 milhão de barris durante a semana finalizada em 16 de novembro e estabilizam-se a 374,5 milhões, sendo que as previsões dos analistas eram de um aumento de 800.000 barris.
As reservas haviam aumentado em cerca de três milhões de barris nas duas semanas anteriores, enquanto que a costa leste dos Estados Unidos se recuperava progressivamente da passagem ao final de outubro do furacão Sandy, que causou interrupções em várias refinarias e terminais de distribuição.
Os estoques de produtos destilados recuaram em 2,7 milhões de barris, a 112,8 milhões, um recuo mais de quatro vezes maior que o esperado pelos analistas, que previam uma queda de 800.000 barris. As reservas, que incluem diesel e combustível para aquecimento, têm sido acompanhadas de perto pelos investidores devido à aproximação do inverno.
Os estoques de gasolina registraram uma queda de 1,5 milhão de barris, a 200,4 milhões, enquanto que os analistas esperavam um aumento de um milhão de barris. Às 15H45 GMT (13H45 de Brasília), o barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em dezembro subia 60 centavos de dólar, a 87,35 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).