Economia

Especialista em finanças dá dicas sobre o uso consciente do dinheiro

postado em 21/11/2012 16:33



O consultor de educação financeira do Banco Itaú, Jurandir Macedo, esteve nessa quarta-feira (21/11), no auditório Hipólito José da Costa, na sede do Correio Braziliense, e disse que o uso consciente nos leva a uma vida financeira saudável, baseada na junção do controle dos desejos, da realização do querer e da busca da felicidade. O palestrante veio a convite do jornal e dos Diários Associados-DF, para ministrar palestra sobre o uso consciente do dinheiro.

Mudança na relação com o dinheiro

A mudança proposta por Jurandir diz respeito a ideia de que não é preciso abrir mão dos prazeres da vida para um uso consciente do dinheiro e sim, saber fazer escolhas.

"Dinheiro não é o fim na nossa vida. Dinheiro é o meio para conseguirmos a felicidade". Jurandir Macedo

Ao encarar a felicidade com a união dos fatores ter prazer, amar e der amado, ter idoneidade moral e entender o sentido da vida, o dinheiro entra como um influenciador.

Supérfluo ou desperdício?

Segundo o consultor, é preciso diferenciar bem o desejar e o querer. "O desejo ocorre independentemente da nossa vontade, mas podemos controlar o que a gente quer". Um uso consciente do dinheiro consiste em evitar o desperdício para assim podermos ter o supérfluo.

Por exemplo, ao evitar o desperdício de energia em casa, sobra dinheiro no fim do mês para a compra de um presente para o filho. Para Jurandir, grande parte dos gastos são feitos na tentativa de obter status social. "Não adianta gastar com algo para parecer aquilo que você não é", afirma.

Controle dos gastos

"De cada seis brasileiros, quatro estão endividados, um não tem dívidas nem investimentos e um é investidor", mencionou o consultor. Um dos passos para ter uma vida financeira saudável é controlar os gastos. De acordo com Jurandir, o objetivo de ter um orçamento não é gastar menos e sim, gastar melhor, tirar o desperdício da vida. "Depois do controle financeiro vem o investimento", finaliza.

Confira dicas para evitar o endividamento:


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação