Economia

Americano gastará mais em 2012 em relação às compras de fim de ano

Agência France-Presse
postado em 21/11/2012 18:07
Washington - Os consumidores norte-americanos gastarão entre 3% e 4% a mais este ano com relação a 2011 em suas compras de final de ano, de acordo com um estudo da Federação de Consumidores dos Estados Unidos (CFA), publicado nesta quarta-feira (21/11), que destaca ao mesmo tempo a ampliação da brecha entre ricos e pobres.

Dois dias antes do "Black Friday", que marca o início da temporada de compras de final de ano, a pesquisa da CFA e da Associação Nacional de Bancos Cooperativos (CUNA) mostrou que "as vendas aumentarão entre 3% e 4%" em 2012, sendo este o quarto incremento consecutivo após uma forte queda em 2008.


De acordo com a pesquisa, 12% das pessoas consultadas disseram que pretendem gastar mais, contra 8% no ano anterior, e 38% dos consultados afirmou que gastaria menos, em comparação com 41% de 2011.

A porcentagem de pessoas que considera que sua situação financeira melhorou, aumentou de 19% a 24% em um ano, enquanto que a porcentagem dos que acreditam que sua situação piorou recuou de 37% a 33%.

Ao mesmo tempo, a brecha entre ricos e pobres cresceu, segundo o estudo. Nesse sentido, 45% da população com baixa renda crê que sua situação piorou, frente a 21% que pensa o contrário. Como contrapartida, 30% das pessoas com alta renda crê que sua situação financeira melhorou, contra 23% que afirma o oposto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação