Agência France-Presse
postado em 22/11/2012 12:40
Buenos Aires - O juiz federal de Nova York Thomas Griesa ordenou à Argentina o pagamento de 1,33 bilhão de dólares aos fundos especulativos que não ingressaram na troca da dívida do país sul-americano que entrou em default em 2001, informou nesta quinta-feira (22/11) a imprensa de Buenos Aires."Para poder cumprir com a ordem judicial, a Argentina tem que pagar aos demandantes 100% do 1,33 bilhão ao mesmo tempo ou antes do pagamento dos proprietários de bônus reestruturados", destacou Griesa na decisão.
O juiz rejeitou o pedido da Argentina de manter a ordem prévia que interrompia o pagamento de bônus soberanos a investidores até uma solução para as dúvidas pendentes em um processo de apelação em um tribunal superior, destaca o jornal La Nación.
Griesa destacou que a Argentina tem a previsão de pagar em dezembro "aproximadamente 3,14 bilhões de dólares" aos proprietários de bônus que entraram na reestruturação da dívida em default que a Argentina fez em 2005 e 2010. A Argentina refinanciou quase 93% da dívida que não foi paga, em um valor próximo de 100 bilhões de dólares.