Economia

Brasil já é um dos maiores mercados de salgadinhos, refrigerantes e cerveja

Paula Takahashi, Rosana Hessel
postado em 26/11/2012 08:02
O aumento da renda dos brasileiros tem elevado o consumo no país e mudando hábitos das camadas emergentes da população. Os integrantes da chamada nova classe média passaram a ter acesso diário a produtos alimentícios a que antes não estavam acostumados, ou que iam à mesa somente em ocasiões especiais ou nos fins de semana. Mudanças como essa têm colocado o Brasil na posição de um dos principais consumidores mundiais de produtos como salgadinhos e refrigerantes.



Conforme dados da britânica Mintel, uma das gigantes globais em pesquisas de mercado, que acaba de chegar ao país, 83% dos consumidores brasileiros costumam tomar refrigerantes, o que dá ao Brasil uma taxa de penetração desse produto maior que a do Reino Unido (79%) e abaixo apenas à dos Estados Unidos (84%). Já no segmento de salgadinhos, 67% comem algum tipo desse petisco uma vez por mês. Esse percentual ainda fica abaixo do verificado entre os britânicos (88%) e os norte-americanos (91%), o que, segundo a Mintel, indica forte potencial de crescimento. O segmento faturou R$ 4,3 bilhões no país em 2011 e deve avançar mais de 7% por ano até 2015, disse ao Correio o diretor de Pesquisa da Mintel na América Latina, Sebastian Concha.

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