Agência France-Presse
postado em 27/11/2012 00:45
Bruxelas - A zona do euro e o Fundo Monetário Internacional chegaram a um acordo sobre a dívida grega, admitindo 124% do PIB em 2020, informou uma fonte europeia nesta segunda-feira, durante a reunião dos ministros das Finanças do Eurogrupo em Bruxelas.A ideia é admitir uma dívida da Grécia de 124% de seu PIB em 2020, acima dos 120% exigidos pelo FMI, disse a fonte, sem precisar o meios para se atingir tal objetivo, quando a dívida grega para 2013 é estimada em 190% do PIB.
Pelo acordo, a dívida grega deverá sofrer uma redução de 40 bilhões de euros até 2020
"Saúdo a decisão adotada pelos ministros das Finanças, que sem dúvida reduzirá a incerteza e reforçará a confiança na Europa e na Grécia", destacou o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi..
Os ministros reunidos em Bruxelas também acertaram o desbloqueio de uma parcela de 43,7 bilhões de euros de ajuda à Grécia, "sob certas condições".
"Ficou acertado o desbloqueio de 43,7 bilhões de euros para a Grécia, de uma só vez", mas há "certas condições".
As decisões foram adotadas após mais de 12 horas de discussões entre representantes da zona do euro, do FMI e do Banco Central Europeu, a troica de credores da Grécia.
A reunião em Bruxelas, a terceira em duas semanas para tratar da dívida grega, contou com a presença de Draghi e da diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.