Agência France-Presse
postado em 27/11/2012 17:09
Washington - A confiança do consumidor subiu este mês para o maior nível desde fevereiro de 2008, disse o Conference Board nesta terça-feira (27/11), com o otimismo ganhando força apesar da indefinição quanto ao abismo fiscal.A pesquisa mensal apontou um crescimento do índice de confiança do consumidor para 73,7, ante 73,1 em outubro, com os entrevistados demonstrando maior otimismo com relação às perspectivas de curto prazo.
A expectativa dos consumidores quanto a uma melhora no mercado de trabalho, no entanto, evoluiu pouco.
A pesquisa de confiança dos consumidores veio após a eleição presidencial de 6 de novembro e no início da temporada de compras natalinas, com o volume de compras nas lojas e online em um ritmo melhor do que o esperado.
O aumento do índice, dizem os especialistas, sugere que os consumidores não estão mais tão preocupados com o risco de republicanos e democratas não chegarem a um acordo sobre a redução da dívida, o que levaria ao acionamento de medidas automáticas que poderiam levar o país à recessão.
"A vitória de Obama na eleição parece ter ajudado o humor de forma mais ampla", disse Robert Kavic, da BMO Capital Markets.