O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta sábado ao Congresso para que estenda imediatamente os cortes de impostos à classe média norte-americana, alegando que isso permitirá a 98% das famílias e a 97% das pequenas empresas ter um crescimento econômico mais rápido.
"O Congresso pode fazer isso agora mesmo. Eles podem dar às famílias como a sua um sentimento de segurança no início do ano novo", disse Obama em seu discurso semanal por rádio e internet.
O presidente fez este comentário um dia depois de ter visitado uma fábrica de brinquedos na Pensilvânia e pressionar para que se aprove um plano para evitar que a economia norte-americana caia no chamado "abismo fiscal", quando automaticamente a partir de 1; de janeiro começam a entrar em vigor cortes de gastos e começam a cair isenções de impostos, caso não se alcance um acordo sobre o déficit.
Os republicanos rejeitaram uma primeira oferta de Obama para colocar fim a este tema e a classificaram de "ridícula", a apenas um mês do prazo final e com a temporada de festas no meio.