postado em 07/12/2012 19:26
O ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, minimizou hoje (7/12) o aumento de 11,8% nas passagens aéreas em novembro e o impacto na inflação oficial. Ele disse que o cálculo do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) é limitado e que os preços vêm caindo. A ampliação da capacidade dos aeroportos, acrescentou, barateará os bilhetes.O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado mais cedo pelo IBGE, registrou em novembro, próximo das comemorações de fim de ano, o maior aumento das passagens em 2012, depois do aumento de 10,6% em janeiro - mês que engloba as férias escolares de verão. Em outubro, o aumento tinha sido menor, de 1,62%, em relação a setembro (4,99%).
;Você pode, eventualmente, num processo de liberdade tarifária ter um movimento de um mês sobe outro desce, mas a tendência é declinante ou a estabilização de preço;, disse.
Os dados do IBGE são coletados em nove regiões metropolitanas do país, além de Brasília e Goiânia, onde estão concentrados os principais aeroportos do país, mas segundo o ministro, não refletem a realidade nacional. O levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre 2002 e junho de 2011, revela queda de quase 50% nos preços das passagens.
;Se você olhar uma estatística da Anac, que faz a avaliação de todos os voos no país, que não é o caso da realizada pelo IBGE, que é limitada, não é de todos os voos, você verifica, que, de 2002, quando foi instaurada a liberdade tarifária, até 2011, o preço das passagens caiu 43% em termos reais;, disse Bittencourt, em entrevista, no Rio.
Segundo o ministro, as estatísticas da Anac mostram que o preço das passagens diminuíram. O valor médio mais baixo, registrado em junho deste ano, foi R$ 272, embora não tenha chegado nem à metade do valor médio cobrado em 2002, que foi R$ 494. Em 2011, o preço médio era R$ 282, o que mostra que a queda tem sido constante.
Com os investimentos nos aeroportos e ampliação da capacidade, a estimativa do governo é aumento da concorrência e queda dos preços. Atualmente, para o ministro, já há aumento da competição no mercado, mesmo com a extinção recente da companhia Webjet, que praticava preços mais populares e foi comprada pela concorrente Gol Linhas Aéreas.
;A Webjet era uma empresa muito pequena. As grandes empresas concorrentes são a Gol, a TAM, a Azul e a Trip e a Avianca. Temos grandes empresas, algumas disputando mercado no exterior e não temos dúvidas que, se aumentarmos a capacidade, teremos mais competição e mais condições de continuar a queda de preços que já é muito grande;, disse Bittencourt.