Economia

Presidente do BC mantém discurso otimista apesar de fraqueza do PIB

postado em 11/12/2012 12:57
Tombini admitiu que a confiança do setor produtivo ainda não se recuperouO presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reforçou o discurso otimista em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado. Durante apresentação aos parlamentares garantiu que está em curso uma recuperação gradual e que deve se intensificar ao longo de 2013. Ele admitiu, porém, que a confiança do setor produtivo ainda não se recuperou a ponto de impulsionar os investimentos a uma taxa mais satisfatória. "Esse cenário de crescimento, ainda que mais lento, vai se materializando em um ambiente de inflação sobre controle", afirmou.

Ainda de acordo com Tombini, a inflação deve convergir, ao longo de 2013, para a meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 4,5%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O presidente do BC destacou ainda que no próximo ano os salários não devem pressionar tanto os indicadores de carestia. "No setor público, negociações já realizadas, apontam ganhos menores, mais condizentes com os ganhos de produtividade", lembrou.



Tombini também reiterou a complexidade do ambiente externo e os impactos sobre a economia brasileira, além de reafirmar que, diante do cenário atual no país, os juros básicos (Selic) devem permanecer em 7,5% ao ano. "Neste contexto, a estabilidade das condições monetárias, por um período prolongado é, na minha visão, o mais adequado para garantir a convergência da inflação para a meta em 2013", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação